©2018 by Deputado Rogério Leão | Todos os direitos reservados

Setor agropecuário gera mais de 8 mil vagas em setembro

October 24, 2018

No Dia Mundial do Desenvolvimento o Estado comemora o crescimento de postos de trabalho

 

 

Em setembro foram criadas 137,3 mil vagas com carteira assinada, o melhor resultado para o mês desde 2013, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (22), e mostram que a criação de vagas formais foi superior também à de agosto, quando foram gerados 117,1 mil empregos com carteira. O deputado estadual Rogério Leão, membro suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo em Pernambuco comemorou os números. 

Com o resultado de setembro, o saldo nos primeiros nove meses do ano é positivo em 719 mil vagas, uma alta de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O melhor desempenho foi o do setor de serviços, que criou 60,9 mil vagas no mês passado. Em seguida, aparecem indústria de transformação (+37,4 mil vagas), comércio (+26,6 mil vagas), construção civil (+12,4 mil), serviços industriais de utilidade pública (+ 1 mil), administração pública (+954 vagas) e extrativa mineral (+403 vagas). O único setor que eliminou vagas foi a agropecuária, com 2,6 mil vagas a menos no mês.

Por região
Todas as cinco regiões registraram crescimento no emprego formal. O melhor resultado foi registrado no Nordeste (+62,1 mil), seguido pelo Sudeste (+38,9 mil), Sul (+18 mil), Norte (+10,2 mil) e Centro-Oeste (+7,9 mil).

 

Em Pernambuco a indústria de cana-de-açucar continua cumprindo seu papel na geração de emprego e renda no Nordeste, pois, além de movimentar o setor industrial o seu período de moagem também compõe o setor agropecuário, que manteve o saldo positivo do mês passado, com geração de 8.137 postos de trabalho.

Novas modalidades
Segundo dados da pasta, os desligamentos por acordo entre empregador e empregado somaram 13 mil casos em setembro, queda em relação a agosto, quando o número foi de 15,3 mil.

O Caged ainda registrou um saldo positivo de 4,2 mil vagas geradas na categoria trabalho intermitente, número estável em relação a agosto.

No caso do trabalho em regime de tempo parcial, foi registrado um saldo positivo de 1,9 mil vagas no mês passado, abaixo dos 3,2 mil empregos gerados nessa modalidade em agosto.

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Rogério Leão eleito secretário da Unale em Pernambuco

November 25, 2019

Dia do Cordelista é celebrado na Alepe

November 20, 2019

Norma que rege limites dos municípios é debatida em Comissão

November 12, 2019

1/1
Please reload